terça-feira, janeiro 03, 2006

Bonecada

Ora aqui está uma coisa sobre a qual eu nunca pensei vir a escrever: desenhos animados de alguns anos antes de eu nascer.

Além daquelas animações, vindas de países esquisitos, que o Vasco Granja apresentava o entretenimento girava à volta do Julio Isidro, do Natal dos hospitais e do Festival da Canção. Para a criançada (homens e mulheres de hoje) restava esperar pelos "bonecos"... mas estes sempre com uma toada trágica e repleta de personagens infelizes ou absolutamente deprimidas. Imagino o que aquelas crianças sofreram…

Heidi
É a história de uma menina de olhos esbugalhados, órfã, que vive isolada nos Alpes suíços com o avô. Se até aqui já parece deprimente mas ela só tem dois amigos, o Pedro e a Clara... menos mal! Não fosse o facto de esta amiga estar presa a uma cadeira de rodas.


Calimero
Esta série contava a história de Calimero, um pequeno pintainho preto, que na cabeça usa uma casca de ovo. O que torna este enredo empolgante é que o Calimero é a personagem mais triste e infeliz da história da animação. Nada lhe corre bem na vida, e reza a lenda que não pode viver sem Prozac!


Marco
O Marco é um rapaz que passa a vida a viajar pelo Mundo à procura da mãe! O jovem anda de porto em porto, com um macaquinho ao ombro, com um ar infeliz, a tocar realejo, a viver da misericórdia dos outros.


Candy Candy
Nesta série é contada a história de uma jovem órfã (para variar!) que abandona o orfanato para trabalhar como empregada doméstica! É uma vida de tristeza... já não bastava a menina ter nome de electrodoméstico, ser órfã, viver num orfanato no meio do nada, para terminar empregada numa casa de pessoas abastadas.


Jacky, o Urso de Tallac
O protagonista é um ursinho, Jacky, que vive nas montanhas da Serra Nevada, na Califórnia. Depois de a sua mãe ser morta (isto lembra-me algo), é adoptado por um indiozinho que se torna seu amigo.


Bana e Flapi
Bana é um pequeno esquilo que vive feliz numa quinta. Mas a sua felicidade não dura muito tempo, pois um terrível fogo destrói a sua casa, e Bana é separado da sua mãe, tendo de fugir para a floresta.


Conan, O Rapaz do Futuro
«Julho de 2008: III Guerra Mundial. A Humanidade foi enfrentada com a ameaça de extinção. Uma arma ultra-magnética destruiu metade do Mundo num só instante. A crosta terrestre foi agitada por movimentos maciços, a Terra foi desviada do seu eixo, e os cinco continentes foram completamente divididos e afundados nas profundezas do mar...
Um número de pessoas tentou fugir sem sucesso para o espaço. As suas naves foram forçadas a regressar à Terra, e desapareceram com as esperanças arrasadas.» DASSE!!!

Sem comentários: